Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 Dor de Alma


Rating: 2.7/5 (100 votos)





Total de visitas: 7851
Como se trata?

O tratamento da depressão é bastante eficaz, pois o desenvolvimento de vários de fármacos nos últimos anos revolucionou o tratamento desta doença.

Hoje em dia o tratamento da depressão é bastante eficaz, pois o desenvolvimento de vários de fármacos nos últimos anos revolucionou o tratamento desta doença.

A medicação pode aliviar os sintomas e tornou-se, assim, a primeira linha de tratamento para a maioria dos tipos de depressão.

Actualmente, os fármacos mais frequentemente prescritos pertencem a um grupo conhecido como Inibidores Selectivos da Recaptação da Serotonina, em virtude de serem fáceis de tomar e relativamente seguros, quando comparados com as gerações anteriores de fármacos, nomeadamente com os antidepressivos tricíclicos.

Mas, os pacientes têm outras opções terapêuticas, nomeadamente a psicoterapia, que permite identificar, compreender e resolver problemas que poderão estar na origem ou contribuir para a depressão.

Regra geral, os estudos indicam que a combinação de medicamentos antidepressivos com a psicoterapia é mais eficaz do que qualquer um deles isolado, pelo que esta combinação é actualmente o tratamento mais recomendado.

Nos casos de depressão grave poderá ser necessário, numa primeira fase, melhorar o humor através dos fármacos e só depois iniciar a psicoterapia, que assim será mais eficaz.

Para aqueles casos que não respondem à medicação e à psicoterapia existem outras técnicas, como a terapia electroconvulsiva, que é segura e eficaz, apesar de ainda ter conotação negativa em virtude do seu passado.

Para além do tratamento da depressão grave, resistente ao tratamento convencional, esta técnica pode, também, ser a única disponível para tratar idosos gravemente deprimidos que não possam tomar medicamentos em virtude de outras doenças associadas, nomeadamente doença cardíaca.

Por último, há ainda que referir uma técnica de recurso, reservada aos casos de depressão grave que não respondem a nenhuma das opções anteriores, que é a psicocirurgia.